Seleção para vagas em Itapajé: UFC divulga edital com normas para participação no SISU 2º/2021

Data de publicação: 30 de julho de 2021. Categoria: Notícias

Serão disponibilizadas 90 vagas em três cursos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Interessados em concorrer a uma vaga no novo campus da Universidade Federal do Ceará em Itapajé já podem consultar o Edital Nº 17/2021 (versão em Libras), divulgado nesta sexta-feira (30), contendo as normas para o processo seletivo para ingresso no segundo semestre letivo. Assim como na primeira edição do SISU 2021, todo o procedimento de matrícula dos aprovados será realizado somente pela internet no dias 12 e 13 de agosto.

De modo excepcional a UFC participará da edição de meio do ano do Sistema de Seleção Unificada (SISU), exclusivamente para a oferta das vagas deste campus, que iniciará suas atividades em setembro. Serão disponibilizadas 90 vagas em três cursos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados.

As demais vagas para o segundo semestre letivo em outros campi (Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral) foram ofertadas no processo 1º/2021, que ocorreu no início do ano.

INSCRIÇÕES – De acordo com o cronograma informado pelo Ministério da Educação (MEC), as inscrições para participação no SISU serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico sisu.mec.gov.br, entre os dias 3 e 6 de agosto. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga, por ordem de preferência, na mesma instituição ou em instituições diferentes. É necessário ter cadastro no portal gov.br, sistema que permite acesso a vários serviços digitais do governo federal.

Para participar do SISU 2º/2021, é preciso ter feito a edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido nota de redação maior que zero. Na UFC, exige-se nota acima de zero nas demais provas também. Não podem concorrer os estudantes que fizeram o Exame na condição de treineiro.

A solicitação de matrícula e envio dos documentos dos aprovados para a UFC na chamada regular deverão ser feitos exclusivamente pela internet nos dias 12 e 13 de agosto (Foto: Viktor Braga/UFC)

MATRÍCULAS NA UFC O resultado da chamada regular será divulgado pelo MEC no dia 10 de agosto. A solicitação de matrícula e envio dos documentos dos aprovados para a UFC na chamada regular deverão ser feitos exclusivamente pela internet nos dias 12 e 13 de agosto.

Toda a documentação deverá ser enviada por meio do Sistema de Matrícula Virtual na forma de arquivos nato digitais ou digitalizados, de boa qualidade e com todas as informações legíveis. Somente será aceito o formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo. O link de acesso ao Sistema de Matrícula Virtual será disponibilizado no período das matrículas.

“Nossa orientação é que os candidatos que têm interesse em uma vaga na UFC não deixem para providenciar a documentação na última hora. As listas de documentos necessários já podem ser consultadas em nosso site, então já é possível ir digitalizando, organizando”, recomenda o coordenador do SISU na UFC, Prof. Rafael Bráz. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail sisu@ufc.br.

Para concluir a matrícula, o candidato precisará, num momento posterior, fazer a confirmação de matrícula. Esse procedimento também será realizado online e as datas serão divulgadas durante o período de entrega de documentos. Ambas as etapas de matrícula (solicitação e confirmação) são obrigatórias, e o candidato que deixar de fazer qualquer uma delas perderá direito a ocupar a vaga.

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há ainda a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública brasileira de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência. Essa documentação será analisada por comissões específicas. Mais informações serão divulgadas, nas próximas semanas.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma Comissão Multiprofissional designada pela UFC. O dia, o horário e o local da entrevista dos aprovados na chamada regular serão divulgados, após a confirmação de matrícula.

Selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas as suas características fenotípicas. Já candidatos autodeclarados indígenas deverão enviar na matrícula documento que comprove sua condição declarada, por exemplo o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento indígena, disponível para download em nosso site.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas ao final da chamada regular ou decorrentes de desistências serão preenchidas pela chamada de lista de espera. De acordo com o cronograma do MEC, as manifestações de interesse em lista de espera de candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções de curso devem ser feitas de 10 a 16 de agosto. Procedimentos e normas para ocupação dessas eventuais vagas serão regulamentados em edital próprio da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, a ser disponibilizado até o final deste prazo.

A Coordenação do SISU na UFC lembra ainda aos candidatos a importância de verificar as informações constantes no Termo de Adesão da UFC no SISU 2º/2021, observar os procedimentos e prazos estabelecidos nos editais e manter-se atento às atualizações divulgadas nas páginas do ENEM, do SISU e do site oficial do SISU na UFC.

Conteúdo extra: