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2ª Convocação de Suplentes do Sisu 2022: passo a passo para ativação de matrícula e demais orientações

Data da publicação: 4 de abril de 2022 Categoria: Notícias Tags: , ,

Foto: br.freepik.com

 

A Universidade Federal do Ceará convoca 298 candidatos do Banco de Suplentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2022 a ocuparem vagas oriundas de desistências, matrículas não confirmadas e cancelamentos. Os selecionados deverão, obrigatoriamente, fazer a ativação da matrícula para garantir a vaga, independente do semestre em que estejam alocados.

O estudante convocado nesta segunda-feira (4) precisará ativar sua matrícula, no período entre terça (5) e quinta-feira (7), pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), mesmo com toda a documentação ainda em análise. Quem não ativar matrícula perderá a vaga, que será disponibilizada na próxima convocação de Banco de Suplentes, prevista para o dia 11 de abril.

O documento de convocação traz a relação de candidatos convocados, por ordem alfabética. Além dos nomes, são informados o curso, com a respectiva modalidade e turno, o semestre de ingresso e a modalidade de concorrência do candidato.

PRIMEIRO SEMESTRE – Candidatos ingressantes no primeiro semestre, após a ativação de matrícula, já poderão iniciar as atividades letivas, mesmo que a documentação ainda não tenha sido analisada. O estudante poderá obter informações sobre dias, horários e acessos às disciplinas junto à coordenação de curso, caso o SIGAA ainda não esteja atualizado.

SEGUNDO SEMESTRE – Candidatos ingressantes no segundo semestre, além da ativação de matrícula, deverão fazer a Confirmação de Matrícula, no período de 4 a 5 de agosto. Mais informações sobre este processo específico serão dadas mais próximo dessas datas. O semestre letivo terá início em 12 de agosto.

⇒ Atenção: É importante lembrar que, se o curso tiver ingresso nos dois semestres, um candidato alocado no segundo semestre ainda poderá ser remanejado após cada etapa de matrícula. O contrário não irá acontecer. Possíveis remanejamentos são informados neste site do Sisu na UFC.

⇒ Leia também: Perguntas Frequentes sobre Matrículas na UFC (há respostas para dúvidas sobre possíveis remanejamentos)

ANÁLISE DE DOCUMENTOS – Os candidatos devem acompanhar a análise dos documentos que foram enviados na inscrição pelo Sistema de Matrícula Virtual. O resultado parcial referente à documentação básica e socioeconômica será disponibilizado até o final do dia 6 de abril. Os documentos indeferidos deverão ser regularizados no dia 7 de abril, também pelo Sistema de Matrícula Virtual. O resultado final da análise será atualizado no dia 11 de abril.

Vídeos de autodeclaração de candidatos negros pretos e negros pardos e documentos comprobatórios de deficiência serão analisados posteriormente. Não haverá reenvio pelo sistema desses arquivos. Se o vídeo não for validado, o candidato será convocado para heteroidentificaçao complementar presencial em datas a serem divulgadas neste site do Sisu na UFC. No caso de documentos comprobatórios da deficiência indeferidos, o candidato poderá regularizá-los no dia da entrevista obrigatória, cuja data também será informada neste site do Sisu na UFC.

Caso tenha algum documento deferido parcialmente, o candidato deverá enviar o documento definitivo que regularize a situação, até o final do semestre letivo de ingresso, para o e-mail disel@prograd.ufc.br.

COTISTAS – Candidatos cotistas ingressantes no primeiro semestre devem ativar matrícula no mesmo período que os demais – ou seja, de 5 a 7 de abril – mesmo que ainda tenham documentos em análise, estejam aguardando entrevista com comissão multiprofissional e/ou procedimento de heteroidentificação presencial. Também deve iniciar as atividades letivas, se ingressante no primeiro semestre. O candidato que não ativar sua matrícula perderá a vaga.

Candidato cotista convocado pela ampla concorrência não terá documentação de cota analisada. Candidato cotista convocado a ocupar vaga ociosa de outra modalidade de cota terá analisada a documentação referente à modalidade em que se inscreveu.

IMPORTANTE – Em cumprimento à Portaria Normativa Nº 21/2012, do governo federal, o Banco de Suplentes – Ampla Concorrência, divulgado em 21 de março, inclui também os nomes dos cotistas, estando todos os candidatos em ordem de classificação unicamente pela nota do ENEM. Portanto, cotistas podem ser convocados tanto para vagas de cota quanto para vagas de ampla concorrência (AC), se obtiverem nota para tal. O documento de convocação informa a modalidade de concorrência da vaga ocupada pelo candidato. Cotista convocado em vaga de Ampla Concorrência não terá a documentação de cota analisada.

IMPORTANTE – As Portarias Nº 18/2012 e Nº 21/2012, do governo federal, determinam que, em caso de não haver mais candidatos inscritos para o preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras modalidades de concorrência (a cota da vaga ocupada constará no Resultado de Matrícula). As portarias informam também a ordem desse remanejamento. Neste caso, o candidato remanejado não precisa se preocupar, pois terá analisada a documentação da modalidade para a qual se inscreveu.

 

Passo a passo para ativação de matrícula

Autocadastro no SIGAA

Primeiro, você precisa fazer seu autocadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), com dados como nome, CPF e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021.

 

 

Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não precisa ser necessariamente o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um que você tenha acesso e utilize com frequência.

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos! O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal). Lembre que o seu nível, a partir de agora, é “graduação”.

 

Se você já é ou foi aluno da UFC, não precisa fazer um novo cadastro no SIGAA. Basta acessar o sistema com seu login e senha usuais e fazer o procedimento de ativação de matrícula.

 

Ativação de matrícula

Agora à ativação de fato! Após fazer login no SIGAA e acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Ativação de Suplente”.

⇒ Atenção: Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou no autocadastro, não o seu CPF.

⇒ Atenção: A ativação de suplentes somente estará disponível somente no período informado no documento de convocação, nem antes e nem depois. Verifique as datas no documento.

 

 

Ao selecionar a opção “Ativação de Suplente”, aparecerá uma nova página, com uma declaração, que você deverá ler com atenção e clicar em “Confirmar”.

 

 

A mensagem de sucesso emitida pelo sistema significa que sua ativação foi efetivada. Além disso, se você for ingressante no primeiro semestre, seu status no SIGAA passará de CADASTRADO para ATIVO. Se for ingressante no segundo semestre, continuará com o status CADASTRADO, pois só será ativado após a Confirmação de Matrícula, que deverá ser realizada de 4 a 5 de agosto.

 

 

 

⇒ Atenção: Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 15h do último dia de ativação, pelo e-mail sisu@ufc.br, descrevendo a situação e informe seu nome completo, curso e CPF. Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso), em formato PDF, JPG ou PNG, anexo ao e-mail (não use o Google Drive).

⇒ Atenção: Se você estiver ingressando no primeiro semestre e já for aluno de outro curso na UFC, ao ativar matrícula no novo curso, em alguns dias o vínculo anterior será cancelado pela própria Universidade. Não é necessário nenhum procedimento adicional de sua parte. Se ingressante no segundo semestre, o cancelamento só ocorrerá após a confirmação de matrícula, em agosto.

 

Outras informações

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita à coordenação até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.

O ingressante no segundo semestre somente será formalmente aluno da UFC após a Confirmação de Matrícula, quando poderá emitir documentos como declaração de vínculo.

Correção e/ou alteração de dados cadastrais deve ser solicitada à Pró-Reitoria de Graduação, após a ativação de matrícula dos ingressantes no primeiro semestre e após a Confirmação de Matrícula dos ingressantes no segundo semestre. Mais informações sobre o procedimento no site da Pró-Reitoria.

A solicitação de e-mail institucional à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC somente pode ser feita por estudantes com todas as etapas de matrícula efetuadas por meio deste link.

Acompanhe também o Portal da UFC e o site da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD.

Informações sobre assistência estudantil (Residência Universitária, Restaurante Universitário, auxílios, etc), consulte a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE.

 

REFORÇANDO:

A ATIVAÇÃO DE SUPLENTES ESTARÁ DISPONÍVEL SOMENTE DE 5 A 7 DE ABRIL, NÃO SENDO POSSÍVEL, PORTANTO, FAZÊ-LA NA PRÓPRIA DATA DA CONVOCAÇÃO (4 DE ABRIL).

DEVEM ATIVAR MATRÍCULA, DE 5 A 7 DE ABRIL DE 2022, TODOS OS CANDIDATOS LISTADOS NA 2ª CONVOCAÇÃO DE SUPLENTES, INDEPENDENTE DO SEMESTRE DE INGRESSO, SE COTISTA OU AMPLA CONCORRÊNCIA ⇒ 2ª Convocação de Suplentes do Sisu 1º/2022

OS DEMAIS CANDIDATOS (MATRICULADOS NA CHAMADA REGULAR, MATRICULADOS PELA LISTA DE ESPERA E SUPLENTES NÃO CONVOCADOS) NÃO DEVEM ATIVAR MATRÍCULA. AS ORIENTAÇÕES PARA ESTES CANDIDATOS ESTÃO INFORMADAS NA PÁGINA INICIAL DESTE MESMO SITE.

Leia também:
Entenda como serão as convocações do Banco de Suplentes
Perguntas frequentes sobre o Banco de Suplentes
Editais Nº 03/2022 e Nº 04/2022

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