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5ª Convocação de Suplentes: passo a passo para ativação de matrícula e demais orientações

Data de publicação: 19 de agosto de 2022. Categoria: Notícias

Ilustração: Storyset / Freepik

A Universidade Federal do Ceará convoca 23 candidatos do Banco de Suplentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 a ocuparem vagas oriundas de desistências, matrículas não confirmadas e cancelamentos. Todos os selecionados deverão, obrigatoriamente, fazer a ativação da matrícula para garantir a vaga.

Os candidatos convocados nesta sexta-feira (19) terão que ativar sua matrícula, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), em até três dias úteis contando a partir do dia seguinte à convocação. Ou seja, o período de ativação será de segunda (22) até quarta-feira (24).

O documento de convocação traz a relação de candidatos convocados, por ordem alfabética. Além dos nomes, são informados o curso, com a respectiva formação (bacharelado ou licenciatura) e turno, e a modalidade de concorrência do candidato (ampla concorrência – AC ou tipo de cota).

⇒ Atenção: A ativação deverá ser feita por todos os 23 candidatos convocados, independente da modalidade de concorrência, da situação da análise da documentação ou de estar aguardando procedimento de heteroidentificação presencial e/ou entrevista com comissão multiprofissional. O candidato que não ativar sua matrícula no prazo estabelecido estará sujeito à perda da vaga. O passo a passo para ativação da matrícula está informado nesta notícia (leia atentamente até o final).

AULAS – O semestre letivo teve início no dia 12 de agosto. Após a ativação da matrícula, o estudante já poderá acompanhar as aulas, mesmo que sua documentação ainda não tenha sido analisada ou esteja aguardando procedimento de heteroidentificação presencial e/ou entrevista com comissão multiprofissional.

Ingressantes são matriculados pela Pró-Reitoria de Graduação em todas as disciplinas do primeiro semestre do curso, não sendo necessário nenhum procedimento adicional por parte do estudante. Porém, o enturmamento em disciplinas não é imediato. Até que essas informações estejam disponíveis ao estudante no SIGAA, as coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar sobre horários e locais de disciplinas.

⇒ Leia também: Perguntas Frequentes sobre Matrículas na UFC 

ANÁLISE DE DOCUMENTOS – Os candidatos devem, obrigatoriamente, acompanhar pelo Sistema de Matrícula Virtual a análise dos documentos que foram enviados, no mês de março, na inscrição em Banco de Suplentes. O resultado parcial referente à documentação básica e socioeconômica será disponibilizado até o final do dia 23 de agosto.

Caso tenha algum documento indeferido, o candidato deverá enviar documento para regularização no dia 24 de agosto, também pelo Sistema de Matrícula Virtual. O resultado final da análise estará disponível na página de acompanhamento do candidato do Sistema de Matrícula Virtual no dia 26 de agosto.

Caso tenha algum documento deferido parcialmente, o candidato deverá enviar o documento definitivo que regularize a situação, até o final do semestre letivo de ingresso, para o e-mail disel@prograd.ufc.br.

Vídeos de autodeclaração de candidatos negros pretos e negros pardos e documentos comprobatórios de deficiência serão analisados posteriormente. Não haverá reenvio pelo sistema desses arquivos. Se o vídeo não for validado, o candidato será convocado para heteroidentificação complementar presencial em datas a serem divulgadas neste site do Sisu na UFC. No caso de documentos comprobatórios da deficiência indeferidos, o candidato poderá regularizá-los no dia da entrevista obrigatória, cuja data também será informada neste site do Sisu na UFC.

IMPORTANTE – Em cumprimento à Portaria Normativa Nº 21/2012, do governo federal, o Banco de Suplentes – Ampla Concorrência, divulgado em 21 de março, inclui também os nomes dos cotistas, estando todos os candidatos em ordem de classificação unicamente pela nota do ENEM.

Portanto, cotistas podem ser convocados tanto para vagas de cota quanto para vagas de ampla concorrência (AC), se obtiverem nota para tal. O documento de convocação informa a modalidade de concorrência da vaga ocupada pelo candidato. Cotista convocado em vaga de Ampla Concorrência não terá a documentação de cota analisada.

IMPORTANTE – As Portarias Nº 18/2012 e Nº 21/2012, do governo federal, determinam que, em caso de não haver mais candidatos inscritos para o preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras modalidades de concorrência (ampla concorrência e outras modalidades de cotas). As portarias informam também a ordem desse remanejamento. 

Ou seja, nem sempre o candidato ocupa uma vaga na mesma modalidade de concorrência para a qual se inscreveu (a modalidade de concorrência da vaga ocupada constará no Resultado de Matrícula). Neste caso, o candidato remanejado não precisa se preocupar, pois terá analisada a documentação da modalidade para a qual se inscreveu.

 

Passo a passo para ativação de matrícula

 

1. Autocadastro no SIGAA

Primeiro, você precisa fazer seu autocadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), com dados como nome, CPF e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021.

 

 

Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não precisa ser necessariamente o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um que você tenha acesso e utilize com frequência.

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos! O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal). Lembre que o seu nível, a partir de agora, é “graduação”.

 

Se você já é ou foi aluno da UFC, não precisa fazer um novo cadastro no SIGAA. Basta acessar o sistema com seu login e senha usuais e fazer o procedimento de ativação de matrícula.

⇒ Atenção: Apenas fazer o autocadastro no SIGAA não ativa a matrícula do candidato. É preciso fazer o procedimento de ativação de matrícula completo, que está descrito abaixo.

 

2. Ativação de matrícula

Agora à ativação de fato! Após fazer login no SIGAA e acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Ativação de Suplente”.

⇒ Atenção: Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou no autocadastro, não o seu CPF.

⇒ Atenção: A ativação de suplentes somente estará disponível somente no período informado no documento de convocação, nem antes e nem depois. Verifique as datas no documento.

 

 

Ao selecionar a opção “Ativação de Suplente”, aparecerá uma nova página, com uma declaração, que você deverá ler com atenção e clicar em “Confirmar”.

 

 

A mensagem de sucesso emitida pelo sistema significa que sua ativação foi efetivada. Além disso, seu status no SIGAA passará de CADASTRADO para ATIVO.

 

 

 

⇒ Atenção: Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 15h do último dia de ativação, pelo e-mail sisu@ufc.br, descrevendo a situação e informe seu nome completo, curso e CPF. Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso), em formato PDF, JPG ou PNG, anexo ao e-mail (não use o Google Drive).

⇒ Atenção: Se você já for aluno de outro curso na UFC, ao ativar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado, em algumas semanas, pela própria Universidade. Não é necessário nenhum procedimento adicional de sua parte. 

 

Outras informações

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita à coordenação até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Correção e/ou alteração de dados cadastrais pode ser solicitada à Pró-Reitoria de Graduação, somente após a ativação de matrícula. Mais informações sobre o procedimento no site da Pró-Reitoria.

A solicitação de e-mail institucional à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC somente pode ser feita por estudantes com todas as etapas de matrícula efetuadas por meio deste link.

Acompanhe também o Portal da UFC e o site da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD.

Informações sobre assistência estudantil (Residência Universitária, Restaurante Universitário, auxílios, etc), consulte a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE.

 

REFORÇANDO:

A ATIVAÇÃO DE SUPLENTES ESTARÁ DISPONÍVEL SOMENTE DE 22 A 24 DE AGOSTO, NÃO SENDO POSSÍVEL, PORTANTO, FAZÊ-LA ANTES DISSO.

DEVEM ATIVAR MATRÍCULA, DE 22 A 24 DE AGOSTO DE 2022, TODOS OS 23 CANDIDATOS LISTADOS NA 5ª CONVOCAÇÃO DE SUPLENTES, INDEPENDENTE SE O CANDIDATO É COTISTA OU DA AMPLA CONCORRÊNCIA, DA SITUAÇÃO DE SUA ANÁLISE DE DOCUMENTOS E SE AGUARDA QUALQUER ENTREVISTA OU PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO PRESENCIAL ⇒ 5ª Convocação de Suplentes do Sisu 1º/2022

OS DEMAIS CANDIDATOS (MATRICULADOS NA CHAMADA REGULAR, MATRICULADOS PELA LISTA DE ESPERA, MATRICULADOS EM 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª CONVOCAÇÃO E SUPLENTES NÃO CONVOCADOS) NÃO DEVEM ATIVAR MATRÍCULA

 

Leia também:
Entenda como serão as convocações do Banco de Suplentes
Perguntas frequentes sobre o Banco de Suplentes
Editais Nº 03/2022 e Nº 04/2022

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