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Orientações aos candidatos aprovados na Chamada Regular do Sisu 1º/2022 – Cotistas

Data da publicação: 22 de fevereiro de 2022 Categoria: Notícias

Última atualização em 8 de março de 2022 – Se você foi selecionado na Chamada Regular a ocupar uma vaga na Universidade Federal do Ceará, antes de mais nada, parabéns! 

 

👏👏👏

 

Agora preste atenção às etapas necessárias de matrícula para assegurar sua vaga:

 

📧 Você receberá, até 24 de fevereiro, no mesmo e-mail cadastrado no ENEM e no SISU, uma mensagem com sua chave de acesso ao Sistema de Matrícula Virtual. Não deixe de conferir sua caixa de spam! 

 

🚮 Caso você tenha apagado sem querer o e-mail com sua chave de acesso (ou não o esteja localizando), poderá a qualquer momento solicitar o envio de uma nova chave de acesso pelo próprio Sistema de Matrícula Virtual.

 

✖️ Se cadastrou o e-mail errado ou não tem mais acesso a ele, precisará comprovar sua identidade para atualizar seu e-mail: mande um e-mail para sisu@ufc.br, até 14h do dia 4 de março, com seu nome completo, curso, número do CPF e foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso), junto com o endereço do novo e-mail que deseja registrar. A foto deste documento deve vir em formato .pdf, .png ou .jpg, como anexo no e-mail e sem necessidade de senhas (não use o drive do gmail para compartilhamento). No assunto do e-mail, use o seguinte título: E-MAIL PARA CHAVE. Faremos a verificação de identidade e a alteração do e-mail até o último dia de solicitação de matrícula, de modo que, ao solicitar uma nova chave no Sistema de Matrícula Virtual, você já deverá recebê-la no novo e-mail cadastrado.

 

🖥️ O Sistema de Matrícula Virtual somente estará disponível para envio de documentos de 8h de 3 de março até 23h59min de 5 de março (veja Segundo Aditivo ao Edital Nº 03/2022, publicado em 4 de março de 2022). Recomenda-se a utilização do navegador Mozilla Firefox.

 

🖱️ Para acessar o Sistema de Matrícula Virtual, você terá que informar o seu CPF e a chave de acesso informada por e-mail. 

 

📄 Uma vez logado no Sistema de Matrícula Virtual, você irá enviar cada documento para matrícula em seu campo específico. Comprovantes de quitação eleitoral e de quitação militar o próprio sistema só exigirá quando necessários.

 

📌 Lembramos que só serão aceitos documentos em formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo (com exceção do vídeo a ser enviado por candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos; se for o seu caso, leia o tópico PRETOS E PARDOS ADIANTE). Não é necessário autenticar nenhum documento em cartório nem providenciar certificação digital.

 

⬇️ Importante: Quando você receber o e-mail com a chave de acesso, isso significará que seu Termo de Ciência já estará disponível para download no Gerador de Documentos. Como esse documento precisa ser preenchido e assinado antes do envio, em formato digital, pelo Sistema de Matrícula Virtual, sugerimos que você já o providencie assim que ele estiver disponível. 

 

👀 Você precisará acompanhar no Sistema de Matrícula Virtual a análise de seus documentos.

 

👍 Se visualizar um documento como “deferido”, significa que está tudo certo com aquele documento. 

 

👎 Se algum documento seu for “indeferido”, significa que ele não foi aceito e no próprio sistema você poderá visualizar o motivo. Você terá somente o dia 8 de março para fazer a substituição por outro documento no Sistema de Matrícula Virtual.

 

⚠️ Se algum documento seu for “deferido parcialmente” significa que ele foi aceito, mas apenas provisoriamente. Também no próprio sistema você poderá visualizar o que fazer para regularizar a situação e o prazo para entregar o documento definitivo. 

 

🗃️ DOCUMENTAÇÃO DE COTA 

 

💻 Você também deve enviar os documentos de comprovação de cota por meio do Sistema de Matrícula Virtual, no mesmo período, ou seja, de 8h de 3 de março até 23h59min de 4 de março.

 

👩‍👩‍👦 No entanto, diferente da documentação básica, estes documentos não serão analisados durante o período de solicitação de matrícula. Com exceção dos documentos referentes à deficiência declarada, todos serão analisados, de 18 a 22 de março, por uma comissão.

 

📑 Se necessário, a data para recurso / regularização / complementação de documentos, por meio do Sistema de Matrícula Virtual, será 23 de março. A comissão fará reanálise nos dias 23 e 24 de março.

 

👨‍🦽 CANDIDATOS PCD

 

Se você é um candidato aprovado em uma modalidade de cota reservada a pessoas com deficiência (L9, L10, L13 e L14), deverá comparecer à entrevista com uma comissão multiprofissional, que também é responsável pela análise da documentação referente à deficiência declarada. 

Dia, horário e local desta entrevista serão publicados neste site do Sisu na UFC, após a confirmação de matrícula.

Informações sobre a análise dessa documentação especificamente serão atualizadas neste site do Sisu na UFC.

 

🧑🏽‍💻 PRETOS E PARDOS 

 

Se você se declarou negro preto ou negro pardo, deverá enviar, também por meio do Sistema de Matrícula Virtual, um vídeo de si mesmo, de acordo com as orientações definidas no Edital Nº 03/2022, para fins de comprovação do seu fenótipo por comissão específica (leia atentamente as orientações para o vídeo de autodeclaração, pois não haverá reenvio dos vídeos).

 

A avaliação será realizada por uma comissão constituída para tal fim,  em que serão consideradas as características fenotípicas do candidato. 

 

Os candidatos que não enviarem o vídeo ou o enviarem em desacordo com as orientações poderão ser convocados para procedimento de heteroidentificação complementar, de modo presencial. As informações sobre as convocações serão publicadas neste site do SISU na UFC com antecedência de, pelo menos, três dias.

 

⚠️ IMPORTANTE

 

✔️ A Confirmação de Matrícula é obrigatória e será realizada exclusivamente pela Internet nos dias 10 e 11 de março para ingressantes no primeiro semestre e nos dias 4 e 5 de agosto para ingressantes no segundo semestre. O passo a passo e o link para a Confirmação serão informados em breve neste site. O semestre de ingresso é definido pela classificação do candidato e será informado neste site do Sisu na UFC até o fim da tarde de 9 de março.

 

O início do semestre letivo 2022.1 nos cursos de graduação da UFC, tanto na Capital quanto no Interior, será no dia 16 de março, de acordo com o Calendário Universitário 2022 (leia no portal da UFC nota sobre o assunto). O segundo semestre letivo terá início em 12 de agosto. Os ingressantes são matriculados pela Pró-Reitoria de Graduação nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

 

👩🏽‍🏫 Conforme Artigo 12 do Edital Nº 03/2022, enquanto durarem as etapas de solicitação de matrícula, análise dos vídeos dos autodeclarados negros pretos e negros pardos e entrevista com comissão multiprofissional referente às cotas para pessoas com deficiência, os candidatos com situação sob análise não serão prejudicados caso as aulas iniciem, caso em que serão considerados liminarmente como alunos, tendo direitos e deveres semelhantes aos alunos já efetivados. Ou seja, deverão confirmar matrícula e iniciar as atividades letivas, de acordo com o semestre de ingresso.

 

Leia também:
Perguntas Frequentes sobre matrículas na UFC
Perguntas Frequentes sobre Lei de Cotas
Perguntas Frequentes sobre documentos e declarações
Edital nº 03/2022 (PDF) | Versão em Libras (Youtube)

 

Seja bem-vindo à UFC! 🎉🎉🎉

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