Orientações aos candidatos aprovados no SISU 2º/2021 na Chamada Regular – Cotistas

Data de publicação: 10 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

Se você foi selecionado na Chamada Regular a ocupar uma vaga na Universidade Federal do Ceará, antes de mais nada, parabéns!

👏👏👏

Agora preste atenção às etapas necessárias de matrícula para assegurar sua vaga:

📧 Você receberá, até quarta-feira (11), no mesmo e-mail cadastrado no ENEM e no SISU, uma mensagem com sua chave de acesso ao Sistema de Matrícula Virtual. Não deixe de conferir sua caixa de spam!

🚮 Caso você tenha apagado sem querer o e-mail com sua chave de acesso (ou não o esteja localizando), poderá a qualquer momento solicitar o envio de uma nova chave de acesso pelo próprio Sistema de Matrícula Virtual.

• Se cadastrou o e-mail errado ou não tem mais acesso a ele, precisará comprovar sua identidade para atualizar seu e-mail: mande um e-mail para sisu@ufc.br, com seu nome completo, curso, número do CPF e foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso), junto com o endereço do novo e-mail que deseja registrar. Dentro de algumas horas, após o recebimento destas informações, faremos a verificação de identidade e a alteração do e-mail. Sendo assim, ao solicitar uma nova chave no Sistema de Matrícula Virtual, você já deverá recebê-la no novo e-mail cadastrado.

🖥️ O Sistema de Matrícula Virtual somente estará disponível para envio de documentos de 8h de quinta-feira (12) até 23h59min de sexta-feira (13). Recomenda-se a utilização do navegador Mozilla Firefox.

🖱️ Para acessar o Sistema de Matrícula Virtual, você terá que informar o seu CPF e a chave de acesso informada por e-mail.

📄Uma vez logado no Sistema de Matrícula Virtual, você irá enviar cada documento para matrícula em seu campo específico. Comprovantes de quitação eleitoral e de quitação militar o próprio sistema só exigirá quando necessários.

📌 Lembramos que só serão aceitos documentos em formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo. Não é necessário autenticar nenhum documento em cartório nem providenciar certificação digital.

Veja o tutorial preparado pela UFCTV:

Importante: Quando você receber o e-mail com a chave de acesso, isso significará que seu Termo de Ciência já estará disponível para download no Gerador de Documentos. Como esse documento precisa ser preenchido e assinado antes do envio, em formato digital, pelo Sistema de Matrícula Virtual, sugerimos que você já o providencie assim que ele estiver disponível.

DOCUMENTAÇÃO DE COTA

💻 Você também deve enviar os documentos de comprovação de cota por meio do Sistema de Matrícula Virtual, no mesmo período, ou seja, de quinta-feira (12) a sexta-feira (13).

👨‍🦽 CANDIDATOS PCD

Se você é um candidato aprovado em uma modalidade de cota reservada a pessoas com deficiência (L10), deverá comparecer à entrevista com uma comissão multiprofissional, sempre respeitando as orientações sanitárias.

Dia, horário e local desta entrevista serão publicados neste site do Sisu na UFC, após a confirmação de matrícula.

🧑🏽‍💻 PRETOS E PARDOS

Se você se declarou preto ou pardo, pode ser convocado a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação

Este procedimento é realizado por uma comissão constituída para tal fim,  em que serão consideradas as características fenotípicas do candidato.

👀 Você precisará acompanhar no Sistema de Matrícula Virtual a análise de seus documentos.

👍 Se visualizar um documento como “deferido”, significa que está tudo certo com aquele documento.

👎 Se algum documento seu for “indeferido”, significa que ele não foi aceito e no próprio sistema você poderá visualizar o motivo. Você terá somente a segunda-feira (16) para fazer a substituição por outro documento no Sistema de Matrícula Virtual.

⚠️ Se algum documento seu for “deferido parcialmente” significa que ele foi aceito, mas apenas provisoriamente. Também no próprio sistema você poderá visualizar o que fazer para regularizar a situação e o prazo para entregar o documento definitivo.

➕ Informações sobre confirmação de matrícula,  matrícula em disciplinas, datas de início e fim dos semestres letivos e formato das aulas serão atualizadas neste site do Sisu na UFC oportunamente.

Perguntas Frequentes sobre matrículas na UFC
Perguntas Frequentes sobre  Lei de Cotas
Edital nº 17/2021 (PDF) | Versão em Libras (Youtube)

Seja bem-vindo à UFC! 🎉🎉🎉