Português

UFC divulga edital de participação no SiSU 2021; matrícula de aprovados será on-line

5 de abril de 2021

Última atualização em 10 de abril de 2021 – Interessados em ingressar na Universidade Federal do Ceará pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2021 já podem consultar o Edital Nº 07/2021 (versão em Libras), divulgado, nesta segunda-feira (5), contendo as normas para o processo seletivo e a ocupação de vagas nos dois semestres letivos. Este ano, a entrega de documentos para matrícula dos aprovados será realizada exclusivamente pela internet.

Para participar do SISU 2021, é necessário ter feito o Enem 2020 e obtido nota de redação maior que zero. Não podem concorrer os estudantes que fizeram o Exame na condição de treineiro. Os candidatos deverão fazer sua inscrição no site do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC), no período de 6 a 14 de abril. O resultado da Chamada Regular está previsto para 16 de abril.

O requerimento de matrícula e envio dos documentos dos aprovados na Chamada Regular deverão ser feitos de 19 a 21 de abril, exclusivamente pela internet. “Nossa Superintendência de Tecnologia da Informação desenvolveu um sistema simples e intuitivo, que permitirá aos candidatos fazerem sua matrícula de forma segura, como exige a atual situação de pandemia que vivemos”, diz o Prof. Rafael Bráz, coordenador do SISU na UFC.

Toda a documentação deverá ser enviada por meio do Sistema de Matrícula Virtual na forma de arquivos nato digitais ou digitalizados, de boa qualidade e com todas as informações legíveis. Somente será aceito o formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo. O próprio sistema informará eventuais pendências documentais, tendo o candidato o dia 23 de abril para regularizá-las.

“Nossa orientação é que os candidatos que têm interesse em uma vaga na UFC não deixem para providenciar a documentação na última hora. As listas de documentos necessários já podem ser consultadas em nosso site, então já é possível ir digitalizando, organizando”, recomenda o Prof. Rafael. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail sisu@ufc.br.

Para concluir a matrícula, o candidato precisará, num momento posterior, fazer a confirmação de matrícula. Esse procedimento também será realizado online e as datas serão divulgadas durante o período de entrega de documentos. Ambas as etapas de matrícula são obrigatórias, e o candidato que deixar de fazer qualquer uma delas perderá direito a ocupar a vaga.

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há ainda a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública brasileira de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência. Essa documentação será analisada por comissões específicas. Mais informações serão divulgadas, nas próximas semanas.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma Comissão Multiprofissional designada pela UFC. O dia, o horário e o local da entrevista dos aprovados na Chamada Regular serão divulgados, após a confirmação de matrícula.

Selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas as suas características fenotípicas. Já candidatos autodeclarados indígenas deverão enviar na matrícula documento que comprove sua condição declarada, por exemplo o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento indígena, disponível para download em nosso site.

OFERTA DE VAGAS – No SISU 1º/2021, a UFC terá como único critério de seleção a nota no Enem 2020 e disponibilizará 6.268 vagas em 110 cursos de graduação presencial nos seus campi em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. A licenciatura em Letras-Libras não oferta vagas no Sisu, pois sua seleção é feita por edital próprio, de modo a permitir preferência de acesso a pessoas com deficiência auditiva.

A UFC não participará do SISU 2º/2021, pois todas as vagas, para os dois semestres letivos, serão disponibilizadas no SISU 1º/2021. O semestre de ingresso, no caso dos cursos que possuem duas turmas por ano, será definido de acordo com a classificação final dos candidatos com matrícula solicitada e documentação entregue.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas ao final da Chamada Regular ou decorrentes de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera. De acordo com o cronograma do MEC, as inscrições para Lista de Espera de candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções de curso serão de 16 a 23 de abril. Procedimentos e normas para ocupação dessas eventuais vagas serão regulamentados em Edital próprio da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, a ser disponibilizado até o final deste prazo.

Conteúdo extra:
Legislação
Perguntas Frequentes

Marcadores: